O Projeto Gagarin possui este nome em homenagem ao cosmonauta soviético Yuri Gagarin: Primeiro homem a viajar pelo espaço.
Este projeto tem como principal objetivo tirar fotos da curvatura da Terra a uma altitude esperada de 20.000 metros atingindo a estratosfera. Será utilizado para isto um aparato eletrônico (câmera e sensores, entre outros componentes) suspensos por um balão de gás hélio.
Este não é o primeiro projeto no mundo a utilizar o recurso de uma câmera digital e um balão de hélio para registrar fotos da curvatura da Terra, contudo, não temos conhecimento de tal feito no Brasil, caso tenha conhecimento de algum feito deste em nosso país por favor entre em contato pelo email leinat@gmail.com.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Recuperar a câmera...

Muito bonito, levar uma câmera digital presa a um balão e tirar foto da nossa estratosfera, mas só um problema, como desce? e principalmente: onde desce?

Como desce não é o principal problema, a mãe física se encarrega.
Ainda em solo, ao encher o balão com gás hélio, ele se infla e sobe. No entanto, conforme ganha altitude, a pressão atmosférica diminui, assim a pressão interna irá fazem com que o balão se expanda a ponto de romper sua membrana.
Com a força da gravidade fazendo seu papel, é ativado neste momento o para-quedas, suavizando a queda, como dito no post anterior e chegando em segurança ao chão.
Mas as correntes de ar levarão o aparato a um ponto que não podemos prever, mesmo estudando a direção do vento não há como saber com exatidão onde ele irá cair.
Para isso, o aparato protegido pelo material isolante térmico (ainda a decidir), além de conter a câmera também será necessário instalar um receptor de sinal GPS (Global Position System) e enviar este dado de alguma forma para nós, e assim poder resgata-lo. Alguns modelos estão sendo estudados para isso, conforme segue abaixo:

Modelo                    Fornecedor
ME-1000RW          Tato equipamentos eletrônicos (Brasil)
PMB-648                Parallax (EUA)
PMB-688                Parallax (EUA)

Caso alguém conheça algum outro módulo GPS por favor comente ou entre em contato pelo e-mail/msn leinat@gmail.com.

Os modos de comunicação terra/balão já estão sendo pesquisados, tendo mais informações será postado, assim como a definição do GPS.

Um comentário: