O Projeto Gagarin possui este nome em homenagem ao cosmonauta soviético Yuri Gagarin: Primeiro homem a viajar pelo espaço.
Este projeto tem como principal objetivo tirar fotos da curvatura da Terra a uma altitude esperada de 20.000 metros atingindo a estratosfera. Será utilizado para isto um aparato eletrônico (câmera e sensores, entre outros componentes) suspensos por um balão de gás hélio.
Este não é o primeiro projeto no mundo a utilizar o recurso de uma câmera digital e um balão de hélio para registrar fotos da curvatura da Terra, contudo, não temos conhecimento de tal feito no Brasil, caso tenha conhecimento de algum feito deste em nosso país por favor entre em contato pelo email leinat@gmail.com.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Primeiras dificuldades - Garantir a "sobrevivência"

Devemos garantir que todo o aparato eletrônico possa seguir todo o trajeto em pleno funcionamento, afinal de nada adiantaria lançar o dispositivo, após um longo período conseguir recuperá-lo e descobrir que os componentes eletrônicos, principalmente a memória da câmera, esta, por um motivo qualquer, avariado.
Avaliando todos os riscos possíveis podemos citar três principais que iremos focar:
1. Suportar uma queda de aproximadamente 20km de altitude;
2. Ser atingido por um avião ou helicóptero;
3. Suportar o ambiente hostil de nossa atmosfera;

-No primeiro caso planejamos adicionar um para-quedas, do mesmo tipo utilizado em balões meteorológicos que muito se assemelha a este projeto, acreditamos ser o suficiente para minimizar a queda, contudo estamos com dificuldades para encontrar este tipo de material no mercado nacional, sendo assim poderá surgir um meio alternativo.
-Para o segundo caso existe um refletor de radar de simples fabricação que poderia ser utilizado para que os aviões detectassem o aparato, garantindo também a segurança das aeronaves, mas este assunto será melhor estudado em breve e postado aqui no blog.
-O terceiro item é o que mais nos tira o sono, nossa atmosfera apresenta um ambiente muito hostil, tendo temperaturas amenas na superfície, tendo uma queda brusca a poucos quilômetros de altitude como podemos ver na imagem abaixo:


O que pretendemos é proteger todo o dispositivo com algum material isolante, como isopor, espuma ou outro material.
Tentaremos a medida do possível simular estas dificuldades e garantir o sucesso do projeto e postar como tudo está sendo feito.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário